Responsabilidades do despachante aduaneiro nas operações de comércio internacional

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Para o bom andamento dos embarques de importação e exportação, deve haver uma sincronia entre o despachante e os contratantes (exportador e importador). Os dois lados devem colaborar para o desenvolvimento de um clima de confiança e sinergia.

A luta do dia a dia tem que estar da porta da empresa para fora, ou seja, os esforços tanto do despachante aduaneiro como do importador/exportador devem estar concentrados na busca de soluções para driblar a burocracia e dificuldades existentes em qualquer embarque de importação/exportação.

Como em toda parceria, as partes terão suas obrigações. Abaixo seguem as principais:

* Fornecer informações detalhadas sobre o embarque;

* Facilitar a comunicação entre o despachante e o fornecedor/cliente no exterior;

* Incluir os despachantes aduaneiros como seu representante legal;

* Fazer o pagamento dos impostos para fins de desembaraço aduaneiro;

* Solicitar/emitir os documentos originais para os processos de importação/exportação;

* Ter conhecimento mínimo necessário sobre os procedimentos na importação e exportação;

* Enviar informações adicionais sobre os produtos e embarque, quando solicitado;

* Fazer o pagamento dos honorários do despachante aduaneiro.

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* Oferecer ferramentas e opções logísticas aos processos de importação/exportação;

* Disponibilizar informações relevantes para o bom andamento dos processos;

* Solicitar informações e criar um canal contínuo de comunicação;

* Enviar documentos de fechamento dos processos;

* Zelar para o bom andamento dos embarques em termos de prazo, custo e segurança;

* Representar o importador/exportador junto aos órgãos anuentes como Receita Federal, Anvisa e MAPA;

* Atualizar o importador/exportador sobre as novas legislações que regem o comércio exterior brasileiro;

* Todas as demais obrigações do despacho aduaneiro como acompanhamento da verificação da mercadoria na conferência aduaneira, inclusive da retirada de amostras para assistência técnica e perícia.

* Sempre solicite a base legal sobre o assunto em pauta;

* Estimule o despachante a buscar opções para a solução de problemas;

* Crie um canal de comunicação direto com o responsável pelo processo (operacional) que nem sempre é quem vendeu o serviço;

* Busque a opinião de outros profissionais, caso o despachante não ofereça opções para soluções de problemas;

* Tenha em mente que nem sempre o que é melhor para o despachante é necessariamente o melhor para o processo de importação e exportação. Isto não quer dizer que exista o certo ou errado.

Uma vez bem planejada e executada, e considerando o entrosamento entre o despachante aduaneiro e o exportador/importador, quem ganha é o processo como um todo, trazendo mais competitividade aos embarques de importação e exportação.

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