Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar ibsolutions

De acordo com o programa do governo Aprendendo a Exportar, a pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

Outros manuais indicam que a empresa deve começar a exportar para aqueles países de língua espanhola ou que estejam mais próximos do Brasil. Além disso, estimulam as empresas a procurarem os maiores mercados compradores do mundo com Estados Unidos e Europa.

Já quando pensamos em importação, logo vem a China em nossa mente, como potencial país fornecedor. Entretanto, nem sempre os países asiáticos oferecerão as melhores condições comerciais.

Nossa indicação dos mercados externos mais promissores para o seu produto baseiam-se nos seguintes aspectos:

Exportação

Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar ibsolutions

 1)      Mercados para os quais seus concorrentes já exportam – verifique o histórico de exportação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas exportações brasileiras;

2)      Maiores mercados compradores do mundo do produto específico – com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados importadores do mundo. Adicionalmente é possível identificar quais são os outros países que exportam para esses mercados e quais são os preços praticados;

3)      Países com os quais o Brasil possui acordos comerciais – apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de exportação com a utilização de certificado de origem, pode gerar um ganho para o importador que terá redução do imposto de importação para produtos brasileiros. A redução do imposto de importação em muitos casos chega a 100% (preferência tarifária);

4)      Países que contam com ações comerciais do governo brasileiro – através da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Secom (Setor de Promoção Comercial), o governo brasileiro oferece apoio aos exportadores brasileiros. São oferecidas informações estratégicas de cada mercado com indicação de potenciais importadores, além do apoio na negociação comercial e participação de feiras e eventos internacionais;

5)      Banco de dados privados – pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos importadores atuais com detalhamento do volume importado, preços praticados entre outras informações.

Em termos de importação, os principais países fornecedores poderão ser identificados através dos seguintes critérios:

Importação

Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar ibsolutions

 1)      Mercados dos quais os concorrentes já importam – verifique o histórico de importação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas importações brasileiras;

2)      Maiores mercados fornecedores – com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados fornecedores do mundo;

3)      Países com os quais o país possui acordo comercial – apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de importação com a utilização de certificado de origem, pode gerar uma redução considerável do imposto de importação e por consequência do IPI e ICMS;

4)      Países que os governos estrangeiros oferecem ações de promoção comercial de exportação – países como Taiwan e Tailândia possuem uma estrutura no Brasil para promover seus exportadores. Esses escritórios comerciais dos governos estrangeiros funcionam como um facilitador na identificação e negociação de potenciais fornecedores;

5)      Banco de dados privados – pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos fornecedores atuais com detalhamento do volume exportado, preços praticados entre outras informações.

 

Há várias outras formas para desenvolver clientes e fornecedores no exterior. Independentemente do meio escolhido, o importante é que o processo seja feito com toda segurança para que as transações comerciais posteriores transcorram de forma tranquila.

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Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

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