necessidades e oportunidades para reducao de custos na empresa

Como a importação pode ajudar na redução de custos na sua empresa?

Em época de instabilidade econômica, como a que estamos vivendo nos últimos anos em nosso país, é essencial que as empresas encontrem formas de reduzir custos e, assim, conseguir aumentar seus lucros. Isso pode garantir o sucesso ou a falência de um negócio.

A seguir vamos mostrar como algumas mudanças de atitudes e uma análise bem elaborada da empresa, dos processos, de oportunidades e até a implantação de rotinas de importação, podem acabar gerando menos custos e mais faturamento.

 

Mudando a filosofia da empresa

O primeiro passo para fomentar a redução de custos é mudar a filosofia e a cultura da empresa. É necessário que todas as pessoas que fazem parte deste negócio tenham a capacidade de avaliar cada uma de suas atitudes, os processos e, assim, possam identificar pontos que podem ser melhorados a fim de gerar um corte nos gastos.

Isso vai desde um aproveitamento maior de material de escritório, evitar desperdício de recursos, energia, água, até a busca por melhorias específicas nos produtos ou serviços prestados.

Uma filosofia interessante a ser adotada é a do Lean Manufacturing, a manufatura enxuta, que apresenta sete pontos principais para análise, objetivando maior eficiência e qualidade e menores custos.

O que deve ser analisado:

  • Defeitos dos produtos ou a não conformidade em produtos ou processos;
  • Excesso de produção;
  • Excesso de estoques de insumos, produtos em processamento ou produtos acabados;
  • Tempo ocioso de pessoas (profissionais ou clientes), máquinas ou equipamentos;
  • Transporte excessivo ou desnecessário de insumos, utensílios, equipamentos e produtos;
  • Movimentação excessiva ou desnecessária dos profissionais. Aqui também se leva em consideração o ambiente de trabalho e aspectos de ergonomia;
  • Desperdícios relacionados às operações e atividades redundantes ou que simplesmente não agregam valor à produção final.

Analisando estes pontos é possível encontrar problemas a serem resolvidos em diversas áreas, não apenas no sistema produtivo. A redução de custos também pode englobar a reformulação de processos e estratégias nas áreas de marketing e vendas e até na comunicação.

O importante é estimular que todos façam parte deste processo, podendo colaborar com ideias e mudanças que venham a dar mais produtividade, eficiência e, por consequência, reduza custos.

 

Monitore o desempenho de sua empresa

Além de mudar a filosofia da corporação, é preciso manter um monitoramento constante de tudo que acontece na empresa. Não adianta nada implantar práticas de redução de desperdício de papel, por exemplo, se não for feito um levantamento para avaliar se está realmente funcionando e gerando bons resultados.

Um bom exemplo de como um monitoramento constante e análise de dados pode gerar menos gastos e mais lucro para a empresa, aconteceu com a empresa de entregas americana UPS. Após muitas análises e a implantação de um sistema para melhoramento de logística, identificaram que, ao evitar fazer curvas para a esquerda, a empresa poderia ter mais eficiência, gastando menos combustível.

Atualmente, cerca de 90% dos trajetos da transportadora são compostos de curvas para a direita, o que gera uma economia de 300 a 400 milhões de dólares por ano em combustível e custo com veículos. Como a empresa faz cerca de 18 milhões de entregas diariamente nos Estados Unidos, Orion (o software adotado) analisa 250 milhões de endereços por dia e realiza 30 mil otimizações de rotas por minuto.

Agora, resta analisar sua empresa e entender o que pode ser feito. Uma simples atitude como virar para a esquerda representou uma grande economia. O que pode ser feito no seu negócio?

 

Importação como alternativa para a redução de custos

Um ponto importantíssimo a ser analisado é a possibilidade de implantar processos de importação para diminuir os custos da sua empresa.

Ao contrário do que pode parecer, importar pode ser uma saída muito lucrativa, visto que alguns produtos manufaturados provenientes de países como China, Vietnã e Estados Unidos, tem preços muito inferiores aos praticados no Brasil, podendo reduzir em até 70% os custos da empresa.

Aqui temos uma mão-de-obra mais cara, elevada e complexa carga tributária, além de outros problemas como, por exemplo, uma infraestrutura precária para transportes. Muitas vezes é mais vantajoso trazer um produto de fora, do que compra-lo no mercado interno.

Além disso, melhorar os processos de importação na sua empresa pode permitir que sejam encontrados fornecedores melhores, pode se eliminar atravessadores e implantar uma logística mais apurada.

Se você quer saber mais como a importação pode surgir como alternativa para diminuir custos e gerar mais lucratividade para o seu negócio, fale com a nossa equipe de especialistas. Eles podem avaliar sua empresa e encontrar as melhores soluções para garantir que você continue no caminho do sucesso!

Saiba mais sobre a Redução de Custo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat