Informações estratégicas na importação e exportação IBSolutions

A análise de mercados é uma ferramenta estratégica utilizada por aqueles que já atuam e por quem ainda irá inserir-se no mercado. As informações estratégicas na importação e exportação são uma ferramenta de extrema relevância para determinar a competitividade do negócio. O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, define que a pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados.

Em análises relacionadas ao comércio internacional, importadores e exportadores, buscam por informações como, por exemplo, detalhes dos embarques, valores e quantidades praticadas pelo mercado, conforme o exemplo apresentado no quadro abaixo. Por meio desses dados é possível buscar oportunidades e se auto avaliar, tendo em vista a identificação de falhas e melhores estratégias para o escoamento das mercadorias.

Nesse sentido, as estatísticas brasileiras de comércio exterior são publicadas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de estudos de mercado, bem como a formulação de políticas e análises setoriais. Dado que tais informações permitem aos importadores e exportadores conhecer o mercado e estudar vias mais competitivas de inserção e promoção comercial.

Os dados estatísticos divulgados, portanto, fazem referência à Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), relacionando informações como, por exemplo, descrição das mercadorias e características do embarque internacional (marcas, quantidades, valores totais e unitários, país de origem, incoterm, etc).

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No geral, o maior interesse, por parte do governo brasileiro, em divulgar tais informações é de conformar tais dados como ferramenta para acompanhar e combater às práticas de concorrência desleal e de identificar os indícios de sonegação fiscal ou até mesmo da ocorrência de infrações relacionadas ao uso indevido das classificações fiscais, à origem ou ao valor aduaneiro das mercadorias. Portanto, as informações estratégicas na importação e exportação são fundamentais para

Assim, é possível acompanhar, por meio das informações de entrada de mercadorias importadas no Brasil, se as empresas estão utilizando classificações fiscais indevidas para, por exemplo, utilizar tributações mais baixas ou fugir de tratamentos administrativos mais criteriosos. Outro aspecto, é referente ao valor das mercadorias, por meio de tais informações é possível conferir se os preços praticados estão dentro das margens do mercado.

Adicionalmente, se for identificado que infrações ou irregularidades foram realizadas e que deram abertura para crime contra a ordem tributária, que causaram lesão aos cofres públicos ou que caracterizaram como prática de concorrência desleal, é possível prestar tais informações a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana) para que a operação seja analisada e averiguada.

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

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