Como migrar da Importação Informal para Formal ibsolutions

Para a formalização da importação, é necessária a obtenção do Radar que é feito através de requerimento próprio de acordo com modelo da Receita Federal.

Adicionalmente destacamos que o planejamento nos processos de importação é uma ferramenta de fundamental importância. É necessário que a empresa faça um planejamento detalhado sobre a forma de tributação, logística, financeiro, contabilidade e compras.

Para a tomada inicial da decisão de importar, é extremamente importante realizar uma análise de viabilidade de importação que entre vários pontos aborda temas como: custo de importação, análise de concorrentes, oportunidades e barreiras além do estudo do lote econômico de importação.

Como migrar da Importação Informal para Formal ibsolutions

A transição de importações “informais” que são caracterizadas por pequenas encomendas realizadas pelos Correios ou empresas Courrier (DHL, Fedex, TNT e outros) para formais que são aquelas que envolvem o embarque de lotes maiores através de empresa courrier ou agente de carga trazem várias mudanças que devem ser analisadas. Entre elas podemos destacar:

Como migrar da Importação Informal para Formal ibsolutions

Notar que a maior diferença entre as duas opções estános custos e prazos de liberação de mercadorias no Brasil. A existência de custos fixos nos processos de importação formal, como despachante aduaneiro e taxas (aero) portuárias faz com que pequenos lotes tenham um custo final muito alto. É por este motivo que há um hiato muito grande entre a informalidade e a formalidade na importação.

A solução para este tipo de situação é fazer um planejamento de importação que leve em consideração as opções logísticas e custos envolvidos, levando à visualização do lote econômico para a importação. Logicamente que quanto maior o lote, maior será a necessidade de capital para investimento.

Outra opção seria a utilização de embarques courrier para liberação formal através do despachante, mas para isto é necessário que o Radar esteja ativo.

.

Veja também

Como migrar da Importação Indireta para a Importação Direta

Quebra de paradigma na importação

Como abrir uma empresa importadora

Primeiros passos na Importação – Como importar e o que importar

.

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Os comentários estão encerrados.

Português