Dicas para uma Importação mais Segura

Dicas para uma Importação mais Segura

Bons processos de importação diretas são valiosas saídas utilizadas na redução de custo ou para programação de compras de determinado produto escasso no mercado. Uma estrutura de importação bem colocada dará ao importador maior margem de lucro, segurança de fornecimento e como consequência maior facilidade para explorar outros mercados na exportação.

A grande questão, seja para quem já importa ou não, é a validação de um novo fornecedor. Como garantir uma boa negociação? Como garantir que seus produtos vão chegar? E quem afirmará sua qualidade?  Neste artigo você encontrará dicas para tornar seu processo mais eficiente e seguro, então continue conosco!

 

3 dicas para uma importação mais rápida e mais segura

 

Pesquise a origem do seu fornecedor

O primeiro ponto para uma negociação justa, é conhecer melhor quem está do outro lado da “mesa”. Após as primeiras conversas com o fornecedor, é imprescindível buscar por um histórico, em sites, ou até mesmo ligar na empresa, se o país permitir, acessar o Google Maps do endereço, analisar estrutura.

Contatar câmaras de comercio do país, ainda que leve um tempo maior, pode te garantir ao menos a existência deste fornecedor. Contar com profissionais experientes é importante desde esta fase, seja no seu departamento ou buscando por soluções terceiras.

Ter informações sobre seu exportador é especialmente benéfico para próximas negociações.

 

Assegure todos os pontos da negociação

Antecipar pagamentos, sobretudo em relação a um fornecedor recém desenvolvido por sua equipe, significa trazer todos os riscos da operação para sua empresa. Depois de algumas operações e de um trabalho de excelência do time de negociações é possível obter termos de pagamentos bem mais maleáveis.

Porém, o mais comum é que o fornecedor sugira um aporte de 30% das mercadorias com o pedido, e o restante no embarque, no porto de saída.

Referência nacional: Em relação ao valor, é de suma importância que se tenha ao menos uma margem de preço de quanto este produto é vendido no mercado nacional, primeiro para definir sua margem de lucro a ser negociada, e segundo, para saber qual a quantidade mínima viável para importação.

Comparação de cotações: Obviamente que diversos fatores podem intervir no valor das mercadorias no exterior: origem, moeda, embalagem, qualidade, tamanho do pedido, contato direto ou distribuidora, entre outros fatores.

Porém, é muito importante que se tenha um controle sobre uma margem das cotações. Uma cotação com valor muito abaixo da curva pode aparentar ser uma excelente notícia, porém a possibilidade de se tratar de uma fraude aumenta significativamente. Pode ser que estejamos falando de um golpe, ou de uma negociação de produtos com qualidades diferentes, e daí a importância do próximo ponto.

Conheça seu produto: Diferentes produtos requerem diferentes níveis de atenção às suas especificidades técnicas, no entanto, os detalhes são importantes e dizem muito sobre a composição do valor do item negociado.

Um item adicional em uma cotação pode significar seu diferencial ou o fim das negociações. É necessário conferir com atenção às proformas e documentos adicionais de apresentação do produto: incoterms e descrição são pontos de extrema atenção, afinal, só é possível comparar produtos iguais em situações iguais.

Níveis de qualidade: O que acontece em diversos mercados, é que ainda que seja exatamente o mesmo produto, especialmente no caso de produtos chineses, é que eles podem ter diversos níveis de qualidade.

Usualmente se divide em três: standard, high quality e top quality, ou seja, qualidade mínima, média e ótima, mas já experienciamos casos em que a qualidade do material, espessura, acabamento, variavam de 0 a 10. Nesse momento é crucial um time de compras com boa bagagem internacional.

 

Se atente aos prazos do processo

Negociação: Existem diversas necessidades que podem ser prioridade, em alguns casos tempo é a maior. Aqui uma preciosa dica para a negociação, a depender da distância do seu exportador, o fuso-horário pode ser um grande inimigo, negociações rápidas podem demorar dias, entre e-mails trocados e ligações não atendidas.

Reúna todas as informações iniciais e lance de uma só vez, qualquer e todo questionamento que possa tomar tempo deve ser feito em conjunto. Contatos como Skype e WeChat podem salvar muito tempo.

Produção: Lead time é o termo utilizado para o tempo de produção das mercadorias, ele deve ser especialmente notado porque cada produto tem tempos diferentes de produção, a depender de suas características e do tamanho do pedido colocado. No primeiro processo dificilmente será reduzido, então atenção! Em casos extremos, algumas fábricas chegam a solicitar 90 dias para produzir e embarcar.

Logística e desembaraço: O transit time ou o período de movimentação da carga da fábrica até sua empresa, varia de acordo com o modal logístico escolhido, aqui no blog já falamos sobre eles e quais as vantagens/desvantagens de cada um. Esse tempo deve ser adicionado na estimativa de chegada do produto à sua empresa, em conjunto com o desembaraço, que deve contar com uma coordenação de embarques para garantir que não se perca tempo nesta etapa e o transporte interno,

.

Quais métodos utilizar para garantir sua importação?

Para garantir processos mais seguros, rápidos e eficientes, além de seguir as dicas acima, é possível adicionar algumas etapas ao processo. Os mais comuns e mais eficientes são: a programação gradual de pedidos e vistorias na origem.

A programação de pedidos não é só importante para manter o ciclo das importações ideal, garantindo preço, disponibilidade e distribuição de alocação de capital. Em processos iniciais com o fornecedor, pedidos personalizados são uma excelente saída para garantir, aos poucos a qualidade e conformidade dos produtos.

 

Colocação de pedidos graduais

O primeiro ponto são as amostras. Usualmente o próprio exportador sugere o envio, e em determinados casos, se dispõem a mandar o produto gratuitamente, ficando a cargo do importador apenas o frete internacional. O processo de amostras deve ser negociado antes de qualquer pedido, e além de aproximar os elos da negociação, garante ao importador uma avaliação inicial do exportador, lhe permitindo corrigir qualquer incoerência em especificações do produto.

E aqui entra a questão das importações graduais. Nesta altura, a quantidade a ser importada por pedidos definitivo já deve estar definida. Porém, a colocação de pedidos menores inicialmente permite uma implantação gradual dos produtos importados na composição do estoque, além de uma percepção do processo muito mais acurada. Uma vez que um embarque piloto é colocado na produção ou revenda e retorna com um feedback positivo, é o momento de pensar nos pedidos definitivos.

Embarques pilotos vão atribuir uma menor diluição dos custos da importação, encarecendo o valor unitário do produto, mas é um método que reduz as incertezas e arrisca menos capital. O valor das respostas do mercado a este produto, acompanhado da confiança de fornecimento do fornecedor suplantam o investimento de capital, e servem com medida de precaução.

Além dos relatórios automáticos gerados pela ferramenta, o gestor pode aproveitar ainda aproveitar as informações para criar seus próprios relatórios com interpretações, relacionando esses dados com os de outras áreas, como o marketing ou o financeiro.

 

Visita ao fornecedor ou inspeção da carga

Formas mais diretas de contato com o fornecedor podem ser utilizadas como garantia de receber o que foi acordado. Uma verificação direta da mercadoria definitivamente traz uma resposta muito mais assertiva, o contraponto é o valor de investimento.

A depender do tamanho do projeto de importação e o que eles significam para os relatórios de desempenho anual, uma viagem ao país do exportador para conhecer o fornecedor pessoalmente e verificar a carga é uma ideia que deve ser pensada com carinho.

Em casos específicos, de companhias que já importam de diversos fornecedores de uma região, casar a necessidade de uma verificação de carga com uma programação de visitas a diversos destes fornecedores. Esse tipo de viagem costuma agregar valor às parcerias, aumenta a confiança e permite trabalhar reduções de custo, maior maleabilidade nas condições de pagamento e acordos de embalagem, logos entre outras oportunidades só visualizadas no momento do contato.

Caso o orçamento não permita a você ou sua equipe ir até o exportador, existe a opção de contratar uma trading ou inspetor para a realização do serviço. A inspeção abrange qualquer parâmetro que o importador defina como relevante. Até mesmo o acompanhamento de testes de qualidade pode ser programado com o fornecedor, para dar maior segurança.

 

Qual a melhor abordagem então?

No final do dia, colocar os detalhes do projeto na ponta do lápis é o que vai definir qual das abordagens acima é a mais apropriada. Quanto mais certezas envolvidas numa importação, menos riscos são assumidos, porém é necessário notar o valor do investimento, se uma visita ao exportador impacta de maneira expressiva o da importação, então não é uma opção viável.

Cravar valores ou prazos é uma tarefa impossível, mesmo com detalhes de um projeto real ainda seria difícil informar com exatidão prazos e valores. Justamente por isso, buscamos trazer de maneira mais universal, diversas saídas para minimizar a possibilidade de contratempos na importação.

Se você busca sucesso nas suas operações trazendo o menor risco possível, a IBSolutions é especialista em todas as etapas do processo citadas acima, desde o contato e desenvolvimento de fornecedores, até inspeção de carga e coordenação de embarques, oferecendo projetos sob medida, afinal de contas. Se quiser aproveitar as oportunidades que só o mercado global pode trazer, entre em contato conosco.

Agora que você já sabe como tornar seu projeto mais seguro, confira tudo o que você precisa saber nos nossos materiais.

 

Questione, aja e conquiste.

 

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat