Custos na importação – diferença entre RTS e RTF

Diferença entre RTS e RTF IBSolutions

Conforme já discutido anteriormente, o importador tem à sua disposição basicamente duas formas de regime de tributação na importação, sendo elas: o Regime de Tributação Simplificada (RTS) e o Regime de Tributação Formal  (RTF). Confira a seguir a diferença entre RTS e RTF.

diferença entre RTS e RTF IBSolutions

Poderá ser utilizado no despacho aduaneiro de importação de bens integrantes de remessa postal ou de encomenda aérea internacional no valor de até US$ 3.000,00 com pagamento do Imposto de Importação calculado com a aplicação da alíquota de 60% (sessenta por cento), independentemente da classificação fiscal (NCM) dos bens que compõem a remessa ou encomenda.

diferença entre RTS e RTF IBSolutions

Poderá ser utilizado no despacho aduaneiro de importação de qualquer valor de mercadoria e modal de transporte, quando realizado através do Siscomex e com a utilização de despachante aduaneiro.

Além da diferença de conceitos e operação, os diferentes regimes resultam na composição de distintos custos na importação. Abaixo são indicadas as principais diferenças nos custos em um embarque de importação:

Frete internacional.fw

RTS: Caracterizado pelos fretes mais caros entre os modais de transporte disponíveis. Normalmente utilizado apenas no modal aéreo.

RTF: Fretes mais competitivos com opção de embarque aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário.

Desembaraço aduaneiro.fw

RTS: Valores baixos comparados àqueles cobrados no RTF.

RTF: Valores que variam entre um e dois salários mínimos. Para pequenas importações pode representar um grande percentual de custo.

Impostos.fw

RTS: 60% de II mais ICMS. Percentual médio de 95% sobre o valor das mercadorias mais frete.

RTF: De acordo com a classificação fiscal. Normalmente a soma dos percentuais dos cinco impostos (II, IPI, PIS, COFINS e ICMS) fica abaixo dos 95% do RTS.

Demais custos logísticos.fw

RTS: Possível cobrança de taxa aeroportuária.

RTF: Incidência de outros custos como taxa de emissão de Conhecimento de Embarque e armazenagem no porto e aeroporto. Para pequenas importações pode representar um grande percentual de custo.

.

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Os comentários estão encerrados.