Quer saber como importar vinho?
Você sabia que o vinho é uma das bebidas mais importadas pelo Brasil? Pois é.
Hoje estamos entre os 15 maiores mercados importadores de vinhos do mundo. O consumo dessa bebida tem aumentado no Brasil e as perspectivas de crescimento são bem otimistas.
Sabendo disso, que tal importar vinho e transformar isso em um negócio? Para responder a essa pergunta, resolvemos compartilhar com você 10 anos de experiência na importação de vinho.
Andando pela sessão de vinhos do seu supermercado preferido, já notou que nos últimos anos houve o aumento de variedades de vinhos?
E para você que já importa indiretamente comprando de alguma importadora, deve estar familiarizado com o seguinte cenário: aumento do preço dos produtos importados comprados no mercado interno e falta de garantia de fornecimento contínuo dos produtos.
Estes fenômenos ocorrem porque o empresário, na verdade, está importando indiretamente por meio de seu fornecedor, e porque as tradings que realizam a importação retiram o produto de seu portfólio, acabando com a garantia de fornecimento contínuo.
Quando você importa diretamente, esses problemas enfrentados hoje cessam, e ainda há uma gama de benefícios para a sua empresa:
Você deve estar se perguntando como posso aproveitar essas oportunidades? Fique conosco que descobrirá alguns caminhos.
Confira aqui 10 dicas para formalização da importação.
Para importar vinho, será necessário cumprir os procedimentos junto à Receita Federal e Ministério da Agricultura, o MAPA. Para saber como importar vinho, é necessário atentar-se a essas etapas.
Resumidamente são 4 etapas que deverão ser seguidas. São elas:
No Brasil a importação está sujeita a 5 impostos. São eles:
II – Imposto de Importação
IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados
PIS – Programa de Integração Socia
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
A soma do percentual total de impostos não será a soma dos percentuais individuais, pois há diferentes bases de pagamento. Como exemplo temos o caso abaixo.
Notem que no exemplo acima, o percentual total dos impostos sobre o valor das mercadorias é de 90,73%. A soma dos percentuais seria 66,75%.
Isso significa que a cada US$ 1 de produto tem de se adicionar US$ 0,90 de impostos.
Dividimos os custos de importação em 3 matrizes, sendo: custos na origem, custos internacionais e custos no destino.
Custos na origem – custos desde a fábrica do exportador até o (aero) porto de embarque
O perfeito entendimento dos custos acima faz toda a diferença na viabilidade de importação de vinhos.
A importação de vinho é uma oportunidade interessante como já dito acima. Entretanto é necessário se atentar aos detalhes.
Para que você tenha sucesso nessa empreitada, compartilhamos dicas dadas por nosso pessoal de projeto e embarque.
Agora que você já tem as informações iniciais para o seu projeto, resta colocá-lo em ação. Na teoria, tudo parece muito simples, mas como empreendedor, sabe o quão complicado um processo de negócios pode ser.
Por isso, porque não contar com uma equipe especializada para que seu projeto tenha bons resultados? Clique aqui e saiba mais como a IBSolutions pode caminhar com você.
.
Veja também
Primeiros passos na Importação – Como importar e o que importar
Quanto custa importar e vale a pena importar?
10 fatos que você precisa saber antes de abrir uma empresa importadora
.
.