A análise da concorrência é uma ferramenta que ajuda o empresário a ter relevância no mercado cada vez mais competitivo. Descubra como fazê-la!

Você já ouviu falar na análise da concorrência? É uma forma de conhecer seus concorrentes no mercado, e muito útil na importação. Ainda assim, muitos empresários não fazem este processo e acabam perdendo competitividade no cenário de negócios.

Muito se fala do quão o mercado atual é competitivo e cheio de desafios que renovam-se diariamente. Para ganharem destaque, as empresas vêm tentando inovar na prospecção, abordagem e atendimento, e assim, conquistarem a atenção e preferência do público-alvo.

Por esta razão, tão importante quanto conhecermos o produto/serviço que estamos ofertando e as necessidade do mercado, devemos estudar a concorrência para enxergamos oportunidades que nos coloquem um passo à frente dela. 

análise-da-concorrência-importação

.

Como começar a análise da concorrência?

  1. Primeiro passo: conheça as suas próprias características. Responda às perguntas da forma mais realista possível.
  2. Segundo passo: liste as empresas concorrentes que possuem características semelhantes ou idênticas comparadas com a sua. Pontue características fortes e fracas de cada empresa que listar. Atente-se ao preço ofertado, pontos de venda, pós-venda, a forma como a marca comunica-se com os clientes e etc.
  3. Terceiro passo: desenvolva uma estratégia para manter-se um passo à frente da concorrência. A grande vantagem para quem elabora a análise da concorrência é a capacidade de enxergar oportunidades para diferenciar-se do mercado e assim conquistar o destaque e o sucesso desejado.

.

Esta análise segue um raciocínio conhecido há séculos pelo ser humano.

O general e estrategista de guerra Sun Tzu dizia que para alçarmos o objetivo almejado, devíamos conhecer o nosso adversário tanto quanto nós mesmos. Alterando pouquíssimas palavras para trazer um pensamento do general até os dias de hoje, teremos algo parecido com o seguinte trecho:

“Se você conhece o seu concorrente e o seu próprio negócio, não temerá os desafios do mercado. Se você conhece o seu negócio, mas não o concorrente, para cada objetivo conquistado, terá perdido antes uma oportunidade. Se você não conhece o seu próprio negócio e muito menos o seu concorrente, perderá todas as lutas no mercado.”

Só assim, como previa Sun Tzu, competiríamos sem temer os desafios e garantiríamos a prosperidade dos nossos negócios.

Com eficiência e preocupação com seu negócio, a IBSolutions pode te auxiliar na análise da concorrência para complementar o seu planejamento de importação e exportação.

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional.

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar?

Análise de Concorrentes na Importação e Exportação

Saiba por que é preciso analisar a concorrência antes de importar

Saiba como seu concorrente pode te ajudar a importar e exportar

.

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Os comentários estão encerrados.