Como expandir seu negócio internacionalmente IBSolutions

Crescer e se projetar no mercado é a vocação de toda iniciativa de sucesso. Não é à toa que a conquista de novos mercados – sejam nacionais ou internacionais – é sempre um marco na história de qualquer empresa. Confira dicas de como expandir seu negócio internacionalmente.

A expansão internacional, em especial, vai exigir de toda a sua equipe muito trabalho e dedicação. Ela representa um salto nos investimentos e nos lucros da sua empresa, e justamente por isso trata-se de um momento bastante delicado para qualquer empresa.

O sucesso de uma expansão internacional vai depender de uma boa gestão. Afinal, é preciso ter clareza a priori não só da situação real do seu negócio, mas também das condições do mercado nacional e internacional.

Se você sente que chegou a hora da sua empresa se lançar nos mercados internacionais, não tema! Tudo o que você precisa para dar esse passo gigantesco com tranquilidade é de um planejamento bem feito, uma equipe bem engajada e muita, muita paciência!

Quer saber por onde começar? Então não deixe de conferir nossas dicas, a seguir!

Expandindo seu negócio e conquistando novos mercados internacionais

Quando se tem um projeto de expansão internacional, é fácil se perder nos detalhes e não conseguir identificar os passos essenciais para o sucesso dessa empreitada. Para começar, vamos ao planejamento, que é chave de qualquer realização de sucesso:

AVALIAÇÃO INICIAL

Existem momentos de maior euforia no mercado, em que diversas empresas buscam a projeção internacional, em um movimento quase natural. É nessas horas que o investidor precisa ter mais cuidado! Não é porque outras empresas estão se lançando no mercado global, que a sua empresa é obrigada a perseguir essa competição lá fora.

A decisão de buscar os mercados internacionais precisa estar alicerçada em uma boa análise da real situação da sua empresa. Se o seu negócio já utiliza um sistema ERP online, então acompanhar os dados relativos às vendas e à lucratividade, controlar o estoque em tempo real e elaborar projeções de ganhos facilmente incorporadas ao seu planejamento estratégico, é uma realidade que já faz parte da sua rotina.

Agora, se a sua empresa ainda não possui uma estrutura de automação comercial bem estabelecida, pode ser mais interessante resolver a administração local antes de pensar na conquista de novos mercados. Afinal, para encarar um desafio desse porte, a sua empresa precisa ser de fato como uma máquina na qual todas as engrenagens funcionam perfeitamente!

Ao iniciar seus projetos de expansão internacional, garanta:

  • que sua empresa possui uma estrutura de gestão e logística sólida e funcional;
  • que sua empresa está gerando lucros reais em seu modelo atual;
  • que sua empresa dispõe dos capitais necessários para a expansão (inclua gastos com implantação de sede em outros países, documentação, novo quadro de funcionários, treinamentos, e assim por diante).

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INVISTA EM NETWORKING

Não importa o setor da sua empresa: ela com certeza não é a única pensando em investir nos mercados globais. Por isso mesmo, não se isole!

Uma boa iniciativa para quem quer tirar os planos de internacionalização do papel é participar de feiras de negócios internacionais. Entre as vantagens desse tipo de evento para a sua empresa, estão:

  • coletar informações sobre empresas do mesmo setor que já atuam no mercado internacional
  • coletar informações sobre experiências de sucesso e falhas em outros processos de internacionalização;
  • realizar networking, buscando novos parceiros para negócios nacionais e internacionais

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CONHEÇA O MERCADO

Não se lance no mercado internacional como quem se lança ao desconhecido: ao fazer isso, você aumenta significativamente as chances de fracasso da sua empreitada. Para não correr esse risco, é necessário investir em inteligência de mercado. E, convenhamos, se inteligência de mercado já é um diferencial de peso na hora de investir nacionalmente, que empresa que se preze deixaria de utilizá-la também na hora de investir internacionalmente?

Por inteligência de mercado, entendemos a coleta e análise daquelas informações que vão garantir não apenas a sobrevida da sua empresa no mercado global, mas principalmente a sua competitividade – item determinante para o aumento tanto da sua carteira de clientes quanto da sua real lucratividade.

Três áreas merecem uma atenção inicial maior:

  • a análise da concorrência que será enfrentada no mercado escolhido: perfil dessas empresas, preços praticados, fatia do mercado atingida, e outros aspectos gerais;
  • a análise de possíveis parceiros comerciais e fornecedores no mercado escolhido, de forma a poder estruturar a logística da sua operação internacional; e
  • a análise da legislação local, que permitirá determinar a viabilidade do seu projeto de expansão internacional.

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PLANEJAMENTO

Planejamento é a fase em que, de posse de todas as informações já mencionadas, você será capaz de melhor elaborar a logística e a estrutura operacional da sua empresa de forma a obter o melhor custo-benefício em suas operações internacionais.

Considere:

  • Quais os fornecedores locais que melhor atenderão às necessidades da sua empresa?
  • Qual a melhor estrutura organizacional para garantir que as informações circulem corretamente, os processos sejam cumpridos dentro dos prazos e os clientes sejam sempre bem atendidos?
  • Qual a estrutura logística necessária para apoiar o fluxo internacional de materiais necessários à sua operação (importação/exportação)?
  • Qual a burocracia necessária para o início das operações internacionais (do tipo RADAR)?

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CONCLUINDO…

A expansão internacional das operações da sua empresa é um projeto de longo prazo. Ele vai exigir que você, gestor, esteja presente de perto, acompanhando todos os passos de sua implementação e buscando consultoria especializada quando necessário.

Seja paciente e invista em planejamento: como você sabe, o mercado externo é bastante promissor e um investimento bem feito certamente não tardará a trazer seus frutos!

Autor:

GestãoClick

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