Mudança da Era de Informação

O mundo dos negócios atualmente se transforma ao mesmo passo que as tecnologias se desenvolvem. Os gestores tomam decisões baseadas no feeling, em meio a um ambiente de incertezas. Nesse ambiente, as mudanças são rápidas e constantes, e as empresas devem estar preparadas para oportunidades e ameaças. Por isso, É cada vez mais relevante ter dados dos concorrentes, pois hoje, a concorrência é global.

Alguns fatores determinantes na estratégia de negócios são:

  • Necessidade de comprar melhor
  • Redução de custo
  • Aumento da margem de lucro
  • Tomada de decisão
  • Estar na frente
  • Análise de tendências

Por isso, a IBSolutions acredita que ter informação sobre o mercado, seus produtos e seus concorrentes é essencial.

Informação é ganho de poder!

O próprio lema da IBSolutions “Compartilhando conhecimento e gerando competitividade por meio do comércio internacional” demonstra o quanto valorizamos o acesso às informações corretas.

As informações sobre mercados, produtos específicos e concorrentes se tornam essenciais na tomada de decisões estratégicas na empresa.

É claro que o modelo atual que uma empresa segue pode estar trazendo bons resultados. Entretanto, sempre é necessário buscar alternativas e oportunidades.

A questão é… Hoje a empresa já importa direta ou indiretamente. Mas poderia ser melhor? Sempre orientamos nossos clientes a se fazerem as seguintes perguntas:

  • Será que compramos bem hoje?
  • O que o concorrente está fazendo?
  • Será que o fornecedor atual pratica melhores preços para outros clientes?

Assim, fica mais evidente quais são as necessidades e os problemas que os empresários enfrentam diariamente, e traçar uma estratégia para superá-los.

No nosso serviço de Análise de Produtos e Concorrentes na Importação, desenvolvemos uma metodologia que busca saber quais são os desafios da empresa na totalidade. Assim, temos uma ideia melhor de como contornar essas dificuldades e oferecer uma solução aos nossos clientes.

Nossa Metodologia

Nossa metodologia é dividida em 3 etapas essenciais no início do projeto.

Primeiro, realizamos um alinhamento de necessidade de informação, e também de expectativas quanto aos nossos relatórios. É importante que saibamos quais são as necessidades da empresa antes de iniciar o projeto.

Por isso, buscamos conhecer o que é necessário saber sobre:

  • Produto;
  • Concorrente;
  • Mercado;
  • Segmento;
  • Classificação fiscal (NCM).

Em segundo lugar, definimos junto ao nosso cliente e à nossa equipe parâmetros para a pesquisa, para garantir que a informação que será fornecida atenda às expectativas do cliente.

Trabalhamos em:

  • Período em mês, trimestre, semestre ou ano;
  • País fornecedor e/ou comprador;
  • Modal logístico;
  • Família de produto e/ou classificação fiscal.

E por fim, a última etapa é o levantamento das informações e a entrega do projeto. Contamos com bases múltiplas de informação para fazer o cruzamento de dados e filtro de informações de acordo com parâmetros definidos. Finalmente, entrega-se a Análise de Produtos e Concorrentes.

Como nossos clientes têm usado essas informações

Nossos relatórios estratégicos tem o objetivo de facilitar as decisões da empresa e ajudar a traçar um planejamento com base em fatos.

Para que você entenda melhor como funciona, confira os resultados e como são usados por nossos clientes:

Concorrentes: Comparativo de preços e produtos comprados, estratégias logísticas e tributárias fiscais utilizadas

Fornecedores: Acompanhamento das condições de preços oferecidas aos concorrentes nacionais e internacionais.

Mercado, Commodities/Licitação: Balizamento de preços.

Licença de Importação: Acesso a valores mínimos para deferimento dos pedidos de importação.

Classificação fiscal e descrição: Apoio para definição de classificação fiscal e descrição do produto a ser importado.

O que você encontrará na Análise

A Análise de Produtos e Concorrentes na Importação se baseia no levantamento de informações estratégicas das operações de compra internacional de seus concorrentes. A análise engloba as seguintes frentes:

  • Tributária: classificação fiscal utilizada e local de desembaraço como ferramenta estratégica para redução de custos com ICMS;
  • Logística: configuração de embarque (Quantidade, Peso Líquido e Valor FOB total do embarque);
  • Estratégia logística e desembaraço: local de desembaraço e modal logístico utilizado, além de frequência de embarques da mesma origem;
  • Custos logísticos: frete e seguro internacional;
  • Produtos: descrição detalhadas das mercadorias e valor FOB unitário;
  • Comercialização: indicação dos países de origem e aquisição dos produtos dos concorrentes.

Próximos passos

A Análise de Produtos e Concorrentes na Importação permite conhecer seus principais concorrentes e estratégias, pontos fortes e pontos fracos. Ao dispor de informação competitiva, você terá conhecimento sistematizado do mercado que pretende atuar no exterior, tomando decisões mais assertivas e eficazes para o planejamento de exportação e importação.

Com a Análise de Produtos e Concorrentes na Importação, você pode facilitar seu trabalho. A IBSolutions pode te auxiliar a encurtar caminhos, diminuindo o tempo e custos para desenvolvimento de novos projetos.

E quais são os próximos passos?

Entre em contato conosco e peça sua análise de Produtos e Concorrentes na Importação já!

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