Análise de concorrentes e mercados externos – Saiba para onde exportar e de onde importar

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Hoje em dia, podemos observar no cenário de negócios uma nova possibilidade de como executá-los. As transações, hoje, são muito influenciadas pelas informações disponíveis nas redes de comunicação – algo que não existia há alguns anos atrás. É preciso fazer uma análise de concorrentes e mercados externos Mas será que todo empresário sabe como se comportar nesse novo modelo de negócios?

Na nossa visão, o acesso e uso correto das informações resolvem os problemas da nova era. Antigamente, uma empresa respeitada tinha que ser de grande porte. Hoje em dia, a empresa não precisa ser grande, e sim ter agilidade e ferramentas para evitar riscos e se tornar mais competitiva. Por isso, a dinâmica do jogo mudou.

Hoje, a análise de concorrentes e mercados externos é indispensável para fazer um bom negócio. Nós já abordamos neste texto a importância e etapas do estudo dos seus concorrentes. Constatamos que toda pesquisa de mercado é uma vantagem que você conquista sobre a concorrência, pois nenhum projeto, principalmente de importação, sobrevive se não houver uma boa estratégia e planejamento que o sustente e oriente.

Afinal, mais importante do que saber aonde se quer chegar, é saber como chegará até o seu destino.

 

Mas porque a análise de concorrentes e mercados externos é necessária antes de importar?

análise de concorrência reúne muito mais do que informações dos seus concorrentes. Ela é uma fonte de oportunidades que farão com que você conquiste relevância no mercado. Muitas dúvidas podem surgir, mas sabendo suas próprias características, você já tem a informação necessária para comparar sua empresa com as empresas competidoras, e logo, traçar uma estratégia para superá-las.

Para começar a análise de concorrentes e mercados externos, a pesquisa deve buscar responder as seguintes perguntas:

  • Quais são os produtos importados pelos meus concorrentes?
  • Quanto importam?
  • Qual a porcentagem do aumento da margem de lucro conquistada por eles?
  • Quais são os pontos fortes e pontos fracos da minha empresa em relação aos meus concorrentes?
  • Quais são as oportunidades comerciais que surgirão para o meu negócio quando o meu projeto de importação for executado?

 

analise de concorrentes e mercados externos

 

As respostas são elementos-chave para a construção de uma estratégia que funcionará como um caminho para guiar o seu projeto até os objetivos e metas estabelecidos.

 

Saiba como nossos clientes têm usado essa informação

A análise estratégica dos movimentos dos concorrentes na exportação e importação funciona muito bem para diferentes produtos e segmentos. Abaixo compartilhamos como nossos clientes têm se beneficiado dessas informações estratégicas.

  • Concorrentes: comparativo de preços e produtos comprados, além de custos e estratégias logísticas e fiscais utilizadas;
  • Fornecedores:acompanhamento das condições de preços oferecidas aos concorrentes nacionais e internacionais;
  • Mercado commodities/licitação: balizamento de preços;
  • Licença de Importação: acesso a valores mínimos para deferimento dos pedidos de importação;
  • Classificação fiscal e descrição do produto: apoio para definição de classificação fiscal e descrição do produto a ser importado.

Para onde exportar e de onde importar?

De acordo com o programa do governo Aprendendo a Exportar, a pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.

Outros manuais indicam que a empresa deve começar a exportar para aqueles países de língua espanhola ou que estejam mais próximos do Brasil. Além disso, estimulam as empresas a procurarem os maiores mercados compradores do mundo com Estados Unidos e Europa.

Já quando pensamos em importação, logo vem a China em nossa mente, como potencial país fornecedor. Entretanto, nem sempre os países asiáticos oferecerão as melhores condições comerciais.

Nossa indicação dos mercados externos mais promissores para o seu produto baseiam-se nos seguintes aspectos:

Exportação

Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar ibsolutions

 

  1. Mercados para os quais seus concorrentes já exportam– verifique o histórico de exportação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas exportações brasileiras;
  2. Maiores mercados compradores do mundo do produto específico– com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados importadores do mundo. Adicionalmente é possível identificar quais são os outros países que exportam para esses mercados e quais são os preços praticados;
  3. Países com os quais o Brasil possui acordos comerciais– apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de exportação com a utilização de certificado de origem, pode gerar um ganho para o importador que terá redução do imposto de importação para produtos brasileiros. A redução do imposto de importação em muitos casos chega a 100% (preferência tarifária);
  4. Países que contam com ações comerciais do governo brasileiro– através da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Secom (Setor de Promoção Comercial), o governo brasileiro oferece apoio aos exportadores brasileiros. São oferecidas informações estratégicas de cada mercado com indicação de potenciais importadores, além do apoio na negociação comercial e participação de feiras e eventos internacionais;
  5.  Banco de dados privados – pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos importadores atuais com detalhamento do volume importado, preços praticados entre outras informações.

Em termos de importação, os principais países fornecedores poderão ser identificados através dos seguintes critérios:

 

Importação

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  1. Mercados dos quais os concorrentes já importam– verifique o histórico de importação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas importações brasileiras;
  2. Maiores mercados fornecedores – com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados fornecedores do mundo;
  3. Países com os quais o país possui acordo comercial – apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de importação com a utilização de certificado de origem, pode gerar uma redução considerável do imposto de importação e por consequência do IPI e ICMS;
  4. Países que os governos estrangeiros oferecem ações de promoção comercial de exportação – países como Taiwan e Tailândia possuem uma estrutura no Brasil para promover seus exportadores. Esses escritórios comerciais dos governos estrangeiros funcionam como um facilitador na identificação e negociação de potenciais fornecedores;
  5. Banco de dados privados – pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos fornecedores atuais com detalhamento do volume exportado, preços praticados entre outras informações.

Há várias outras formas para desenvolver clientes e fornecedores no exterior. Independentemente do meio escolhido, o importante é que o processo seja feito com toda segurança para que as transações comerciais posteriores transcorram de forma tranquila.

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Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions - Soluções em Comércio Internacional

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional

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