A análise de concorrência te auxilia a ter relevância e competitividade no mercado. O conhecimento das informações dos seus concorrentes pode ser decisivo na hora de importar. E nós te mostramos como! 

Hoje em dia, podemos observar no cenário de negócios uma nova possibilidade de como executá-los. As transações, hoje, são muito influenciadas pelas informações disponíveis nas redes de comunicação – algo que não existia há alguns anos atrás. Mas será que todo empresário sabe como se comportar nesse novo modelo de negócios?

Na nossa visão, o acesso e uso correto das informações resolvem os problemas da nova era. Antigamente, uma empresa respeitada tinha que ser de grande porte. Hoje em dia, a empresa não precisa ser grande, e sim ter agilidade e ferramentas para evitar riscos e se tornar mais competitiva. Por isso, a dinâmica do jogo mudou.

Hoje, a análise de concorrentes é indispensável para fazer um bom negócio. Nós já abordamos neste texto a importância e etapas do estudo dos seus concorrentes. Constatamos que toda pesquisa de mercado é uma vantagem que você conquista sobre a concorrência, pois nenhum projeto, principalmente de importação, sobrevive se não houver uma boa estratégia e planejamento que o sustente e oriente.

Afinal, mais importante do que saber aonde se quer chegar, é saber como chegará até o seu destino.

Mas porque a análise de concorrência é necessária antes de importar?

A análise de concorrência reúne muito mais do que informações dos seus concorrentes. Ela é uma fonte de oportunidades que farão com que você conquiste relevância no mercado. Muitas dúvidas podem surgir, mas sabendo suas próprias características, você já tem a informação necessária para comparar sua empresa com as empresas competidoras, e logo, traçar uma estratégia para superá-las.

Para começar a análise de concorrência, a pesquisa deve buscar responder as seguintes perguntas:

  • Quais são os produtos importados pelos meus concorrentes?
  • Quanto importam?
  • Qual a porcentagem do aumento da margem de lucro conquistada por eles?
  • Quais são os pontos fortes e pontos fracos da minha empresa em relação aos meus concorrentes?
  • Quais são as oportunidades comerciais que surgirão para o meu negócio quando o meu projeto de importação for executado?

ANÁLISE DE CONCORRÊNCIA NA IMPORTAÇÃO

As respostas são elementos-chave para a construção de uma estratégia que funcionará como um caminho para guiar o seu projeto até os objetivos e metas estabelecidos. 

Como nossos clientes têm usado essa informação?

  • Concorrentes: comparativo de preços e produtos comprados, além de custos e estratégias logísticas e fiscais utilizadas;
  • Fornecedores: acompanhamento das condições de preços oferecidas aos concorrentes nacionais e internacionais;
  • Mercado commodities/licitação: balizamento de preços;
  • Licença de Importação: acesso a valores mínimos para deferimento dos pedidos de importação;
  • Classificação fiscal e descrição do produto: apoio para definição de classificação fiscal e descrição do produto a ser importado.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas para um análise de concorrência personalizada!

Por Mário Lopes, diretor da IBSolutions – Soluções em Comércio Internacional.

Veja também

Pesquisa de Mercados Externos – Para onde exportar e de onde importar?

Descubra a importância da análise da concorrência e como fazê-la

Análise de Concorrentes na Importação e Exportação

Saiba como seu concorrente pode te ajudar a importar e exportar

.

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

 

Os comentários estão encerrados.