4 coisas importantes que aprendi com o Programa de Redução de Custo de Importação da IBSolutions

5 dicas para reduzir custos na empresa

Antes de entrar na IBSolutions em novembro de 2018, confesso que eu não conhecia nada de importação, nem o Programa de Redução de Custo de Importação.

Tinha na minha cabeça que era mais seguro e viável fazer as compras de matéria-prima, produtos intermediários e acabados no mercado nacional.

Mas quando me tornei estagiária da maior empresa de Importação e Exportação de Marília e região, percebi que deveria me tornar especialista em importação e que, para isso acontecer, eu precisaria de mais do que pesquisas no Google ou treinamentos de uma tarde.

Então, nesse momento, entrei de peito aberto no Programa de Redução de Custo de Importação da IBSolutions, me tornando cada dia mais conhecedora do universo de importação.

Ficou curioso? Então, vamos lá!

1. A importação é essencial para a sobrevivência da sua empresa

Não tem escapatória. Hoje, a importação é uma ferramenta necessária para que as empresas brasileiras consigam sobreviver em um universo cada vez mais competitivo.

Uma das coisas que mais acho fascinante na importação é que em pouco tempo algo que era apenas um projeto (ou até mesmo impossível) pode se materializar em poucas semanas dentro de sua empresa. Isso pode acontecer de diversas formas: acesso a novas tecnologias, produtos que seriam impossíveis de serem fabricados pelo investimento que demanda em maquinário e reduções de custos inexistentes no mercado interno.

2. Importação não é um bicho de 7 cabeças

A importação é fundamental para a estratégia de qualquer empresa.

Sei que, em um primeiro momento, importação pode ser associada com burocracia, custos, longos prazos e riscos.

Mas, de minha experiência pessoal, importação é detalhadas, mas é totalmente possível dominá-la, basta dedicação e foco. É isso que o Programa de Redução de Custo de Importação me mostrou.

A questão principal das empresas é a falta de tempo para se dedicarem ao universo da importação. É mais fácil ficar na zona de conforto, ainda mais em momentos de crise que arriscar pode significar o fim da empresa (ou do seu emprego).

3. A relevância da importação no dia a dia da empresa

Para se manter competitiva no mercado, as empresas precisam garantir o fluxo de compras, além dos preços e qualidade dos produtos.

Quase a totalidade de empresas brasileiras dependem da importação indireta, ou seja, da compra de algum fornecedor do mercado nacional que está importando. Com isso, as empresas ficam apenas com a parte ruim da importação que é a variação de preços dos produtos, falta de padrão de qualidade e longos prazos de entrega. Em alguns casos extremos até a indisponibilidade dos produtos.

Outro fator fundamental é que a importação aumenta o bom relacionamento com agentes financeiros que veem com bons olhos esse tipo de operação.

Mas fique atento! A importação demanda informação e conhecimento.

4. Planejamento na importação e estudo dos concorrentes

Para se obter bons resultados com a importação é preciso planejamento, acesso a informações de concorrentes, além do entendimento de questões tributárias e fiscais. No Programa de Redução de Custo de Importação, temos acesso a tudo isso.

É importante decidir o que importar e o capital necessário para realizar as operações. Também se será montada uma equipe interna ou contratado profissionais ou empresas terceirizadas.

Planejar e controlar para saber se os objetivos com a importação estão sendo alcançados. Estudar os concorrentes para saber quais produtos e valores praticados por eles.

Entender de questões tributárias e fiscais, pois pela alta carga tributária brasileira, o entendimento dessa esfera significa a viavilidade ou não de uma importação.

 

E, se você quer saber quais as oportunidades de redução de custo que há para sua empresa, convido vocês a fazerem um diagnóstico gratuito conosco.

Tenho certeza que este estudo inicial te ajudará a visualizar novas oportunidades de aumento de competitividade de sua empresa.

.

Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

.

Os comentários estão encerrados.

WhatsApp chat